skip to content

AO VIVO

_____________________________________________________________

 

 

Fundação de Educação, Artes e Cultura 

Desde 2022, o trabalho da TV UFOP é mantido através de convênio entre a UFOP e a FUNDAC.

 

_____________________________________________________________

 

  • Data de publicação: 29/08/25

    A programação na cidade histórica conta, ainda, com mais uma edição do tradicional Samba do Marília, a 2ª Mostra Cine Caminhão, os Festivais Sons do Brasil e Vila Rica, o IV Encontro de Zé Pereiras, e uma edição especial do Resenha e Futebol. Já na Galeria Nello Nuno, uma Exposição celebra gerações de artistas mineiros e tem consulta oftalmológica gratuita e retirada de óculos para crianças do programa Miguilim. Na Primaz de Minas, o fim de semana conta com exibição de documentário que marca o Mês da Visibilidade Lésbica. Tem ainda o 16º Encontro Nacional de Motociclistas, no Jardim, que celebra o aniversário do Motoclube Vira Latas, Festeja São Luiz em Águas Claras. Monólogo, Run Mariana e a mostra FotoCostura. Confira.

     


     

  • Data de publicação: 28/08/25

    Desde 2015, o Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFOP vem formando comunicadores, pesquisadores e docentes. Sediado no ICSA, em Mariana, o Programa já titulou 116 mestres e, atualmente, conta com 41 mestrandos. Em 2022, o mestrado alcançou nota 4 na avaliação da Capes. Na celebração dos 10 anos, o PPGCOM ganhou mais um motivo para se orgulhar: no dia 26 de agosto foi lançado o edital que marca a abertura da primeira turma de doutorado da pós-graduação e também da nova turma de mestrado. Entre as ações de comemoração, o PPGCOM sedia o XV Encontro Nacional de História da Mídia. Confira os detalhes na reportagem.

     


     

  • Data de publicação: 28/08/25

    Vem aí mais uma edição do Festival Os Sons do Brasil! Se prepare para VIBRAR!

    Em Ouro Preto e Mariana, nos meses de agosto e setembro, os sons e os encontros voltam a ocupar as ruas, jardins, museus e memórias.

    Prepare-se para dias de celebração e experiências que atravessam gerações.

    • De 29 a 31 de agosto, no Museu Boulieu, em Ouro Preto.

    • De 5 a 7 de setembro, no Museu de Mariana, em Mariana.

    Os Sons do Brasil 2025! Onde tudo VIBRA!

    O Festival Os Sons do Brasil é uma realização da Bento Produção Cultural, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, patrocínio da J. Mendes, e apoio da Prefeitura de Ouro Preto, Prefeitura de Mariana, Museu Boulieu e Museu de Mariana.

     


     

  • Data de publicação: 28/08/25

    RUFO HERRERA - Departamento de Música da UFOP inaugura sala em homenagem ao professor

    A cerimônia de inauguração do espaço aconteceu no dia 21 de agosto no DEMUS e reuniu professores, servidores, alunos, amigos e pesquisadores que estudam a obra do artista. O compositor, educador e bandoneonista Rufo Herrera atuou por 25 anos como professor convidado da Universidade e, agora, também tem seu nome registrado em um espaço do departamento. Confira os detalhes na reportagem.

     


     

  • Data de publicação: 28/08/25

    Dia: 28/8 | Hora: 18h | Local: Instituto Samba Preto

    O cinema respira onde a história ecoa. Curtas que atravessam memórias soterradas, corpos em performance, arquivos insurgentes e narrativas que desafiam o esquecimento. De Bahia a São Tomé e Príncipe, passando pelo soul das ruas do Rio, essa sessão é um mapa de resistências filmadas.

    Organização: Instituto Samba Preto, Cine Andarilho e Ricardo Macêdo

    Filmes: Sombras que cantam (um vilarejo engolido pela areia, mas não pelo silêncio). Uma cozinha que vira quartel-general (clone-se, multiplique-se, revolucione-se). Luz que revela medos e flores (um corpo que é palavra e véu). Espíritos do massacre (1953 em crioulo: a dor que vira arte). Amor que sangra em groove (Luiz Melodia como testemunha). Ouro Preto revisitada (quem controla os arquivos?).

     


     

  • Data de publicação: 28/08/25

    A Teoria das Filas é um segmento da estatística que direciona seus estudos para o fenômeno da formação de filas. Para nos explicar sore esse tema, convidamos o professor Anderson Duarte, do departamento de Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto.

     


     

  • Data de publicação: 26/08/25

    Em um espaço suspenso entre o real e o onírico, uma alma mergulha em suas memórias enquanto tenta compreender o peso do tempo sobre sua existência. Entre ecos do passado e fragmentos de emoções não resolvidas, ela revive momentos de amor, perda e solidão, aprisionada em um ciclo interminável de lembranças. À medida que seu monólogo se intensifica, a fronteira entre sua identidade e suas memórias se dissolve, levando-a a um dilema inevitável: permanecer refém ou libertar-se.

    O espetáculo faz parte do evento Tempo Fantástico - Teatro, Cinema e Literatura, produzido pelo Coletivo Instituto Dragão Fantástico.

    A atividade acontecerá no dia 30 de agosto, às 19h, na Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana. Pegue seus ingressos no site do FIU: FIU.UFOP.BR!

     


     

  • Data de publicação: 26/08/25

    As inscrições são referentes às vagas para o ano de 2026. Em Ouro Preto estão abertos o pré-cadastro em creches municipais e o cadastro em escolas municipais da educação infantil. Eles seguem até o dia 10 de outubro. Já em João Monlevade, o cadastro é para as creches e para a pré-escola. Os interessados devem realizar as inscrições até o dia 31 de outubro. Confira os detalhes no boletim.

     


     

  • Data de publicação: 26/08/25

    A iniciativa permite que pessoas físicas, jurídicas e produtores rurais que estejam em débito com o município quitem suas pendências. O Refis oferece até 100% de desconto em juros e multas e as dívidas devem ser referentes até dezembro de 2024. O pagamento das dívidas possibilita que produtores rurais retomem o acesso a benefícios da Secretaria de Desenvolvimento Rural. Os interessados devem aderir ao programa até 31 de dezembro de 2025. Confira os detalhes no boletim.

     


     

  • Data de publicação: 26/08/25

    Anuário Brasileiro de Segurança Pública registrou aumento de quase 5% no número de desaparecimentos em relação ao ano de 2024. Mais de 40 mil pessoas desapareceram no país somente em 2025, uma média de quase 300 desaparecimentos por dia, de acordo com o Ministério da Justiça. Um desses casos aconteceu na cidade de Ouro Preto quando a Íris Magno, moradora do bairro Morro São Sebastião, saiu para sua caminhada matinal e não retornou mais para casa. Observatório de Desaparecimento de Pessoas no Brasil tem o objetivo de produzir conhecimento sobre as circunstâncias, as dinâmicas e as causas dos desaparecimentos no país, em especial dos grupos vulnerabilizados socialmente.