Quem somos

De Minas para o mundo, expandindo fronteiras.

O patrimônio e a cultura de Minas Gerais são nossas inspirações. Através da pluralidade de vozes, produzimos conteúdo acadêmico, jornalístico, experimental e cultural nos nossos dois núcleos de trabalho: o núcleo de Jornalismo e o núcleo de Criação e Conteúdo.

Acreditamos na potência da diversidade.

Conhecimento não tem fronteiras. Além dos profissionais que trabalham conosco, diversos bolsistas contribuem e recebem formação em nossa TV, uma grande escola multidisciplinar.

Entendemos que a comunicação pode expandir fronteiras e aproximar pessoas.

Para nós, o conhecimento é a chave para a mudança social e a conquista de melhorias cotidianas para a vida de tod@s.

Mais que com informar e entreter, nosso compromisso é com a circulação de conhecimento.
Mantemos o foco na reflexão e no aprofundamento dos conteúdos em intenso diálogo com as comunidades que nos afetam.

Breve histórico

A Universidade Federal de Ouro Preto, por meio da Central de Comunicação Público-Educativa (CCPE), colocou no ar, em outubro de 2011, a TV UFOP, uma emissora educativa, de concessão da Fundação de Rádio e Televisão de Ouro Preto (FEOP). Uma das vertentes do canal é ampliar o diálogo da universidade com a comunidade, por meio da comunicação pública.

O embrião que deu origem à TV UFOP foi o Centro de Produção e Pesquisa Audiovisual (CPPA), criado em 2006. Desse ano até a concessão do canal aberto, foram pesquisados a linguagem e o conteúdo que viriam a ser veiculados pela TV. Tudo que é produzido hoje pelo canal tem suas bases em um longo período de experimentação e pesquisa.

Ao ganhar a transmissão aberta de sinal, em 2010, a TV UFOP estreitou os laços com a comunidade local e a responsabilidade aumentou. Um público maior e mais diverso passou a exigir da equipe mais conhecimento e uma pesquisa ainda mais elaborada para atender a toda a comunidade alcançada pelo sinal de televisão.

A emissora possui dois núcleos de produção: Jornalismo e Criação e Conteúdo. Nessa relação, existe uma busca constante de formação de pessoal para a produção audiovisual, com foco especial na juventude.

Para que fosse viabilizado o trabalho dos dois núcleos, criou-se, em abril de 2012, o Núcleo de Gestão Técnica, que conta com videografistas, editores de áudio e de vídeo e repórteres cinematográficos.

A TV UFOP é um espaço público que serve como plataforma de busca para novos formatos de programas que ressaltem a educação, a cidadania, a cultura e o meio ambiente.

Desde 2022, o trabalho da TV UFOP é mantido através de convênio entre a UFOP e a Fundação de Educação, Artes e Cultura - FUNDAC.

Fundação de Educação, Artes e Cultura